10 Dicas Incríveis: Decoração de apartamento pequeno

Decoração de Apartamento Pequeno: 10 Dicas Incríveis

Neste Post vou apresentar para vocês 10 dicas incríveis para decoração de apartamento pequeno, usando como estudo de caso o projeto de um apartamento de 2 quartos e 40m² úteis. Veja projeto completo, de autoria da designer Jéssica Faria, e fotos dos ambientes executados aqui!

Talvez você não tenha uma boa noção do que são 40m², mas imagine que você decidiu dar aquela “Festa no Apê!”. A partir daí você convidou seus pais, e depois seus tios, tias, avós, os seu primos, seus amigos, aí suas amiga(o)s levaram os namorado(a)s, e seus tios trouxeram mais uns primos de 3º grau que você nem conhecia, e sua mãe achou que seria uma boa ideia levar os filhos da vizinha…no final da história foram umas 40 pessoas para a festa, ou seja, 1 pessoa por m². E foi mais ou menos assim que o seu apartamento ficou durante a festa:

Quarenta pessoas em um espaço de quarenta metros quadrados

Não sobrou muito espaço, não é mesmo?! 😯
Ainda mais se você pensar que teria todo o mobiliário no espaço, e não dá para considerar que as pessoas ficarão no banheiro ou na área de serviço né!

Bom, eu não posso resolver totalmente seu problema se você decidir mesmo dar uma festa de arromba na sua casa, mas eu posso te mostrar com essas 10 dicas incríveis para decoração de apartamento pequeno como otimizar o espaço ao máximo e aproveitar cada cantinho!

Dica #1 – Cuidado com as plantas humanizadas apresentadas pelas construtoras

Planta humanizada da construtora

Planta humanizada da construtora

Algumas construtoras desenham os móveis do projeto em proporção menor do que os encontrados no mercado, e fazem isso para dar ao cliente a falsa ideia de que tudo irá caber perfeitamente.

No caso da empresa do apartamento que é nosso estudo de caso, conferi a proporção dos mobiliários e estava tudo correto, mas perceba que na solução oferecida o volume de armários é insuficiente até mesmo para um casal, quem dirá para uma família com 4 pessoas como é o sugerido pela construtora!

Com isso é importante pedir os projetos técnicos da construtora antes de efetivar a compra ou conferir algumas medidas no local pensando em móveis tamanho padrão. Por exemplo uma cama box de solteiro tem 88x188cm, uma de casal padrão tem 138x188cm, uma mesa de jantar retangular para 4 pessoas precisa ter pelo menos 140x80cm, e por aí vai…

Atenção também com os apartamentos decorados! Muitas empresas colocam armários com pouquíssima profundidade em apartamentos decorados. Sempre abra os armários dos quartos e confira as medidas, elas precisam ter pelo menos 55cm de profundidade.

Dica #2 – Atenção as áreas de circulação

Planta humanizada - Decoração de apartamento pequeno

Planta humanizada com melhor aproveitamento do espaço.

Um dos maiores segredos da decoração de apartamento pequeno bem projetado, são as áreas de circulação. É muito importante que haja pelo menos 55cm livres para circulações secundárias, onde passamos sem bolsa ou caixas, como ao redor da cama, e para circulações principais são 70cm livres, mas o ideal é 1m.

Observe na imagem acima as soluções projetuais propostas por mim tendo como clientes um jovem casal sem filhos.

Dica #3 – Móveis altos acima das portas

Móvel alto acima da porta - Decoração de apartamento pequeno

Aproveite os espaços altos sobre as portas. Apesar de ser uma área com acesso mais dificultado é uma solução para aqueles que já não tem espaço. Uma ótima dica é usar caixas organizadoras para guardar no alto pois isto facilitará na hora de manusear as coisas no dia a dia. Este recurso foi usado também no quarto de casal e escritório do nosso estudo de caso.

Dica #4 – Painéis e portas de correr

Painel e porta de correr para apartamento pequeno

O recurso de transformar portas de giro em portas de correr é fantástico pois melhora a circulação dos ambientes e nos permite usar aqueles cantinhos que antes eram destinados a abertura das portas, falaremos disto mais adiante. Um ótimo recurso é utilizar painéis, para que as portas corram por trás deles, e ainda é possível utilizar a sua frente para isntalar móveis, TV ou prateleiras, como no exemplo abaixo.

Neste projeto o painel da sala adentrou-se pela circulação, permitindo que a porta da cozinha e do quarto de casal corressem atrás dele. A porta do quarto de escritório/hóspedes/closet, também passou a ser de correr, mas atrás do painel do escritório.

Painéis e porta de correr - Decoração de apartamento pequeno

Outra dica muito importante é atentar para a integração do mobiliário no espaço para ampliação do mesmo. Veja como o uso da cortina de fora a fora, assim como do painel estendido, por todo o ambiente consegue atingir este objetivo. Em contrapartida, segmentar o ambiente irá dividir visualmente um espaço que já é pequeno.

Dica #5 – Use grandes espelhos

Grandes espelhos na parede de apartamento pequeno

Uma dica muito usada é o uso do espelho para ampliar os espaços. Porém a melhor aplicação para essa estratégia ser bem-sucedida é trabalhar o espelho em uma parede inteira, de preferência do piso ao teto.

Atenção!

É muito importante pensarmos o que o espelho estará refletindo! Como o espelho irá duplicar aquela vista, o ideal é que ele enobreça ainda mais o espaço, replicando uma linda peça de iluminação ou obra de arte. No caso deste exemplo além de duplicar a luminária e a tela, ele também duplicou a mesa de jantar dando a impressão de que a mesa tem mais lugares. Desta forma, cuidado ao colocar espelhos que refletem saídas de banheiros ou janelas que dão para vizinhos, pois eles poderão duplicar o que você deseja esconder.

Espelho grande refletindo e decorando apartamento pequeno

Dica #6 – Mobiliários retráteis

Móveis retráteis: cama e mesa de trabalho

Vejam nesta foto abaixo dois exemplos, primeiro o sofá retrátil e reclinável, que no dia-a-dia quando recolhido mantém a amplitude do espaço mas proporciona grande conforto no uso, e a mesa lateral que se encaixa sob o sofá permitindo que a circulação ao redor da mesa seja a maior possível.

Sofá retrátil e mesa lateral que encaixa no sofá

Aproveito para falar de uma opção muito interessante: a bancada retrátil. Ela pode ser usada na cozinha como bancada de lanche, como bancada de escritório e até mesmo como trocador de bebê! Sua profundidade é de menos de 20cm então pode ser colocadas em paredes de circulação.

Mesa bancada retrátil para decoração de apartamento pequeno

Dica #7 – Baús: Aproveite todos os espaços

Sofá cama de casa para decoraçãod de apartamento pequeno

Este é um sofá cama feito sob medida. Quando aberto ele se transforma em uma cama de casal tamanho padrão de 138x188cm para hóspedes. Além disso, possui um baú em seu assento.

Para decoração de apartamento pequeno as camas baú são imprescindíveis! É ideal para guardar roupa de cama, principalmente cobertores grandes, roupas de frio e malas usadas com pouca frequência. Camas com baú aproveitam muito mais o espaço do que camas com gavetas. Esta cama do exemplo é uma cama de casal padrão, tamanho 138x188cm.

Cama baú de casal - Decoração de apartamento pequeno

Dica #8 – Espaços verticais: todos os cantinhos podem ser aproveitados verticalmente!

Sapateiras verticais cabem em qualquer cantinho e liberam espaço para roupas no armário. Elas também tem menos de 20cm de profundidade!

Nesse projeto, no local em que a porta de entrada do quarto abre, foi colocada a sapateira vertical, e a porta foi trocada por uma porta de correr dentro do painel da sala. Ainda nesse exemplo, temos a aplicação do espelho ampliando o espaço, e o móvel suspenso acima da porta.

Sapateira vertical, espelho e móvel suspenso acima da porta

Outro exemplo é a área de serviços que foi executada pela construtora com 90x200m. Em um ambiente tão pequeno é importantíssimo aproveitar cada espaço! Neste caso, em 15cm que sobraram ao lado da máquina foi feito uma gaveta vertical de correr para guardar vassouras, rodos, pazinha de lixo, entre outras coisas…

Observem que a distância necessária para circulação de ar da máquina foi respeitada. Esse ponto é muito importante, pois não adianta nada ganharmos alguns centímetros no móvel e diminuirmos a vida útil do nosso equipamento, não é mesmo?

Decoração de apartamento pequeno - aproveitamento de espaço na área de serviço

Dica #9 – Armário acima da bancada do banheiro

Armário espelhado acima da bancada do banheiro

Um recurso que sempre utilizo nos banheiros em que a cuba fica ao lado da bacia sanitária, é alongar a bancada até o final da bacia, pois acima dela posso trabalhar um armário espelhado de que ocupa todo o espaço.

Além do espelho ampliar o banheiro – que nos dois casos é minúsculo – gera-se muito espaço para guardar coisas pouco profundas como produtos de higiene, beleza e limpeza. No projeto da decoração desse estudo de caso, os clientes optaram por fazer o armário espelhado somente acima da bacia sanitária (foto da direita). Neste outro projeto da esquerda vejam como fica bonito o armário espelhado ocupando todo o espaço.

Dica #10 – Escolha bem os eletrodomésticos

Particularmente, na minha opinião de cozinheira da casa, prefiro muito mais fogões de embutir ou de piso (especialmente os de duplo forno) do que os cooktops. Porém, para decoração de apartamento pequeno o cooktop pode gerar mais espaço para armário, porque não tem forno. Minha dica pessoal é que ele tenha tripla chama e timer! São dois recursos super úteis, e para mim o cooktop de 4 bocas já está de bom tamanho.

Isso tudo é ainda mais proveitoso se usarmos um forno microondas 2 em 1, que é forno elétrico e micro-ondas ao mesmo tempo. Dessa forma você usa somente um eletrodoméstico, ao invés de dois!

Outra dica importante é o uso de depurador de ar embutido para cozinha, ele é muito indicado para cozinhas pequenas, como é o caso dessa que tem 2x2m, pois será ainda mais eficiente por estar em um espaço com pouca área. Nesse projeto utilizamos o modelo de embutir slim, que é ainda melhor pois possibilita instalar armário acima dele.

Na área de serviço: máquinas de lavar roupa (lava e seca) que tem abertura frontal são ótimas para aproveitar espaço pois é possível ter um móvel acima delas, e não necessitam de espaço de abertura para tampa superior como ocorre nas máquinas tradicionais. Além disso, as máquinas lava e seca são essenciais quando não há muito espaço para estender a roupa.

Uma outra dica, é colocar a máquina mais alta, na altura do manuseio a 75cm do piso, pois dessa forma é possível ter moveis acima e abaixo dela, o que facilitará muito no uso. Atenção somente a especificação do fabricante da máquina quanto a altura de entrada e saída de água! 😉

Eletrodomésticos compactos para apartamento pequeno

Outro ponto importante são as geladeiras. O mais importante não é que ela tenha muita capacidade, mas seja uma geladeira com várias divisórias pois assim ficará mais fácil de organizar e aproveitar seu espaço! Esta do exemplo tem 382 litros e 60cm de frente. O que eu particularmente não acho que vale a pena é o dispenser de água, pois ele ocupa muito espaço interno na geladeira, além do mais é quase impossível limpá-lo com eficiência.

Geladeira com várias divisórias

Conclusão

Planejar e pensar melhor a decoração de apartamento pequeno realmente é algo muito importante que deve ser levado a sério para não haver desperdício. Cada projeto arquitetônico trará oportunidades distintas para melhor aproveitamento do espaço, e com algumas mudanças você pode ter resultados fantásticos no seu apartamento.

Espero que com essas dicas você possa ver seu cantinho com outros olhos e consiga ter o espaço necessário para finalmente ter suas coisas organizadas funcionalmente. Não se esqueça, é só você seguir essas dicas:

Curtiu? Compartilhe com seus amigos e se inscreva para receber gratuitamente todas as novidades e atualizações do Blog!

Se você tiver dúvidas ou sugestões de temas que gostaria de saber mais a respeito. Deixe sua contribuição nos comentários! 😉 

Comentários Facebook

Comentários Blog

12 Comentários

  • Mestreandre 04/11/2016 Responder

    Muito bom ,top demais esse artigo

    • Olá André!

      Agradeço pelo seu comentário! Fico mto feliz que tenha gostado do post!

      Abraços!

  • Mônica Alves de Faria 21/03/2016 Responder

    Ei Jéssica. O blog ficou lindo!!!! Parabéns.
    Envia fotos do cheirinho para ambientes. Tenho amigas interessadas.

    Bjs.
    Tia Mônica

    • Mas que visita especial!!! Obrigada pelo carinho! Vou postar hoje sobre os aromatizadores ;)! Bjoss

  • Isabela 17/03/2016 Responder

    Que post bacana, muito útil para quem mora em apartamento!

    Xoxo :*
    http://www.isabelamingues.blogspot.com.br

  • Claudio Nogueira 16/03/2016 Responder

    Tudo muito bem pensado!!!
    Adorei.

    • Obrigada Claudio! Fico muito feliz de ter gostado. Obrigada pela visita. Grande abraço pra vc!

  • Iris Andrade 15/03/2016 Responder

    Muito legal Jéssica o seu blog adorei parabéns decoração é uma das minhas paixões bjs querida.
    http://www.decoremodices.com/

    • Oi Iris! Obrigada, fico feliz por ter gostado! Somos duas apaixonadas por decor <3 Bjos pra vc!

  • Bruna Galbes 15/03/2016 Responder

    Oi Jéssica!! Comprei um apto e agora está na parte dos móveis planejados! Já fechei o projeto e estou super ansiosa para ver como o espaço ficará!!
    Adorei as dicas!!

    Beijos!

    • Oi Bruna! Fico muito feliz por vc ter gostado! Esta fase sua é a mais gostosa né?! A expectativa de ver todo pronto deixa a gente super ansiosa mesmo, até eu fico assim com os projetos dos meus clientes até hoje! Desejo muita felicidade pra vc em seu novo lar! Abraços!

Deixe uma resposta

COMPARTILHE ISSO!

Compartilhe essa página com sua família e amigos.