Difusores e Aromatizadores de Ambiente

Como fazer Aromatizador de Ambiente com óleos essenciais

Quem usa aromatizadores de ambiente uma vez, não consegue viver mais sem! Hoje vou ensinar de um jeito muito fácil como fazer aromatizador de ambiente para você deixar sua casa ou local de trabalho muito mais agradável.

Já experimentei várias marcas e aromas e percebo que existe uma grande variação de durabilidade. Isso porque os aromatizantes a base de álcool, evaporam muito mais rapidamente, principalmente se estiverem em local muito arejado ou em época do ano de muito calor. Por isso depois de muita pesquisa e testes (me senti uma alquimista 😀 ) cheguei em uma receita de aromatizante caseiro, a base de água destilada e com óleos essenciais.

Aromatizadores de ambientes - Decoração com Sentido

É interessante ser óleos essenciais porque eles são naturais e derivados de sementes, flores, folhas, hastes, resina, casca de árvores ou casca de frutas, tendo propriedades aromoterapeuticas. Já falei sobre isso anteriormente e expliquei mais sobre a diferença de óleo e essência e qual aroma usar para cada ambiente, dá uma olhada: Aromatizador de ambientes: Qual aroma usar?

Vamos a receitinha!

[INFOGRÁFICO] COMO FAZER AROMATIZADOR DE AMBIENTE

Infográfico: Como fazer Aromatizador de Ambiente

INGREDIENTES:

  • 60 gotas de Polissorbato 20 (emulsificante)
  • 25 a 75 gotas de Óleo essencial de sua preferência (alecrim, toranja, limão …)
  • 1 xícara de água destilada
  • 15 a 60 gotas de Propilenoglicol (opcional)
  • Corante a gosto (opcional)

MATERIAIS:

  • 1 Colher
  • Funil
  • Conta-gotas (um para cada substância)
  • Tigela média (de preferencia de vidro)
  • Frasco com tampa spray OU Frasco com tampa furada e 6 a 10 varetas

Todos os ingredientes e materiais podem ser encontrados facilmente em lojas de essências e materiais para velas, perfumes, ou em lojas virtuais na internet (se quiserem recomendações é só pedir nos comentários).

MODO DE PREPARO:

1- Adicione a água à tigela, e acrescente as gotas da essência escolhida, mexendo em seguida.

2- Acrescente à mistura a as gotas de Polissorbato 20, mexendo bem novamente.

3- Caso deseje, acrescente o corante gota por gota, mexendo até chegar na cor desejada. Se a mistura final turvar, você pode acrescentar as gotas de Propilenoglicol aos poucos até se tornar translucido.

4- Transfira a mistura para o frasco com o auxilio de um  funil.

5- Feche o frasco e deixe descansar no abrigo de luz por 3 dias.

6- Coloque de 6 a 10 varetas ou a tampa de sray e o aromatizador está pronto para uso!

A ordem dos ingredientes é fundamental para o sucesso da receita, em especial os óleos essenciais. Se eles forem acrescentado ao final da receita, podem  não se misturar.

Aromatizadores de ambiente com óleo essencial

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

Dica #1 – Qual fragrância eu uso?

Na escolha da fragrância desejada, é importante pensar nas propriedades dos óleos essenciais e utiliza-lós de acordo com as necessidades dos usuários do espaço e das atividades que serão desenvolvidas nele.

No blog eu já falei sobre isso em um post explicando qual aroma usar em cada ambiente.

Dica #2 – Combinações

Crie misturas! (Alecrim + Menta), (Lavanda + Laranja), (Toranja + Gengibre), (Capim-limão + Bergamota), (Laranja + Canela), (Alecrim + Toranja + Limão)

Dica #3 – A água

A água deve ser  desmineralizada, destilada ou deionizada, por serem livres de metais pesados e principalmente de cloro.

Dica #4 – Emulsificante

O polissorbato 20,  comercialmente conhecido como Tween 20, é um agente emulsificante e serve para evitar que o óleo se separe da água. É também um umectante, ou seja,  retêm água, através da absorção da umidade do ar, evitando o  ressecamento do composto.

Dica #5 – Eu quero cores!

Caso você queira uma mistura colorida, você poderá usar corante, pode ser o alimentício, porém eles são mais fotossensíveis e irão desbotar mais rápido com a claridade. O ideal são os corantes cosméticos, que manterão a cor por mais tempo.

ATENÇÃO: dependendo da cor escolhida, o corante é muito potente, então vá adicionando de uma em uma gota. Se for usado muito corante as varetinhas ficarão coloridas! Outro ponto importante é usar cores que se referenciem a fragrância escolhida! (Lavanda – lilás) (Laranja – amarelo) (Canela – marrom) (Alecrim – verde)…

Dica #6 – Ihh, turvou…

Algumas misturas ficam turvas. Caso você queira uma mistura translúcida, você poderá acrescentar gotas de Propilenoglicol. Muitas receitas indicam o Renex, que possui a mesma propriedade. Porém indico o propilenoglicol por não ser tóxico e não agredir a pele, sendo usado em perfumes.

ATENÇÃO: algumas misturas de óleos essenciais diferentes, podem turvar, mesmo com o uso do Propilenoglicol ou Renex. Para estes casos eu aconselho acrescentar um pouco de álcool de cereais para que a mistura desturve (50ml já é o suficiente).

Dica #7 – Paciência

A maceração ajuda a intensificar o aroma da mistura. O ideal é por no mínimo três dias, descansando em local escuro e fechado, mas quanto mais dias melhor.

Dica #8 – Para o Spray

Pulverize uma ou duas vezes e saia do cômodo por dois ou três minutos. Ao voltar, você perceberá como o spray perfumou o ambiente. Se desejar, pulverize uma ou duas vezes mais.

Dica #9 – Para o Difusor

Vire as varetas sempre que houver necessidade de aromatizar o ambiente, a cada 2 dias ou quando suas pontas estiverem ressecadas.

Dica #10 – Varetas

Um ponto importante são o tamanho e material das varetas. Recomenda-se que sejam altas (2x o tamanho do frasco) para que a área de absorção seja maior e o cheiro espalhe mais.

Quanto ao material é importante que as varetas sejam  feitas de madeira porosas, pois absorvem mais o líquido, funcionando melhor na difusão do aroma no ambiente. As melhores são a de rattan.

Quanto a quantidade de varetas, use cerca de 6 a 10 varetas longas e abertas em formato de leque no frasco.

Dica #11 – Vida útil

Mantenha o produto em local fresco e seco, longe de ambientes ensolarados. A vida útil do produto é entre dois e três meses, podendo ser mais!

Dica #12 – Óleos essenciais

Outra dica é que estes óleos essenciais também poderão ser utilizados para massagens, banho de imersão, compressas, inalações, escalda-pés ou acrescentado a óleos vegetais. Não use puro em contato com a pele! 😉

Vejam várias formas de aplicação dos óleos essenciais.

Difusor/Aromatizador de ambientes

Se você tiver dúvidas ou sugestões sobre como fazer aromatizador de ambiente, deixe sua contribuição nos comentários! 😉 

Curtiu? Compartilhe com seus amigos e se inscreva para receber gratuitamente todas as novidades e atualizações do Blog!

Comentários Facebook

Comentários Blog

44 Comentários

  • Bruno 29/05/2017 Responder

    Bom dia

    Gostaria muito de uma indicação para desenvolvimento de dispensadores de aroma, queria fabricar alguns e enter melhor suas composições, poderia me indicar algum curso

    • Olá Bruno,

      Obrigada pelo seu comentário.
      Infelizmente não tenho conhecimento do mecanismo de dispensadores de aroma automáticos, somente dos aromatizadores de vareta e spray.
      Também não conheço nenhum curso pessoalmente para te recomendar.
      Desejo sucesso em seu empreendimento.
      Abraços!

  • Marilza 28/05/2017 Responder

    Olá Jessica ,estou fazendo aromatizadores e difusores desde Dezembro para aumentar a renda aqui em casa é também gostei muito,porém estou tenho dificuldade em fazer um difusor tenho usado água na mistura ,uma receita que achei na Internet ,porém o difusor não está difundido o cheiro o que faço? Pode me passar uma receita para que eu possa trabalhar com qualidade..grata

    • Olá Marilza,

      Obrigada pelo seu comentário.
      A intensidade do cheiro das essências comercializadas é em muitos casos, maior do que a dos óleos essenciais, que são naturais, variando bastante de acordo com a fragrância.
      A minha sugestão seria aumentar a quantidade de gotas nos óleos que julgar serem menos intensos.
      Você pode também usar metade de água deionizada e metade de álcool de cereais para aumentar a volatilidade da mistura.
      O tipo de material do “palitinho” difusor também poderá fazer diferença.
      Espero ter ajudado!
      Abraços.

  • Edson da Silva 25/05/2017 Responder

    Oiiies Jéssica!!!

    Achei fácil de fazer esse odorizador, porém tenho uma dúvida:
    – Com relação as quantidades das soluções a serem despejadas via conta-gotas, como podemos transforma-las em ml, nas sua devidas proporções?

    Desde já agradeço pelas dicas.

    Abraços
    Edson

    • Olá Edson,
      Obrigada pelo seu comentário.
      1ml corresponde em média a 20 gotas.
      Espero ter te ajudado!
      Abraços

  • Rosana Voigt 23/04/2017 Responder

    Amei suas dicas. Sempre fiz aromatizadores com essências e percebia que evapora facilmente. Percebia tb que era muito diferente dos aromatizadores vendidos em lojas e departamentos. Vc poderia me indicar uma loja física de óleos essenciais. Para mim é muito importante sentir o cheiro. Grata Rosana

    • Olá Rosana,
      Obrigada pelo seu comentário, fico feliz que tenha gostado.
      Estou em Belo Horizonte, não sei de qual cidade você é, mas normalmente é comum encontrar óleos essenciais em farmácias de homeopatia e lojas especializadas em aromatizadores.
      Espero ter te ajudado.
      Abraços!

  • Suelen 04/04/2017 Responder

    Olá! Gostaria de saber porque esse intervalo grande na quantidade de gotas de óleo e do propilenoglicol. Gotas a mais de óleo influenciaria apenas na intensidade do aroma?
    Obrigada

    • Olá Suelen,
      Obrigada pelo seu comentário.
      O caso do Propilenoglicol é devido ao fato de algumas misturas turvarem. Você irá acrescentar as gotas aos poucos, e ir mexendo até ficar translúcido. A quantidade irá variar de acordo com a necessidade.
      Quanto ao óleo essencial, é exatamente o que você disse. A variação da quantidade de gotas influenciará apenas na intensidade do aroma!
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  • Carina 23/03/2017 Responder

    Oi! Gostei muito das suas dicas! Até então só assistia aos vídeos do Peter. É bom ter mais opções de dicas boas.
    Faço alguns aromatizadores para ganhar um extra. Mas não sei fazer as misturas. Tu tens como me passar algumas misturas básicas, com dove, capim-limão, erva-doce (meu último turvou), canela.. em fim, as essências mais básicas para misturá-las?

    • Olá Carina,
      Obrigada pelo seu comentário.
      Já fiz as seguintes composições: Laranja & Canela; Alecrim & Laranja; Cravo & Canela; Alecrim, Laranja & Capim Limão; Laranja, Eucalipto & Canela; Eucalipto & Lavanda; Lavanda & Laranja; Alecrim, Lavanda & Capim Limão; Cravo & Lavanda e Cravo & Eucalipto
      Algumas turvaram, confesso que não sei de falar exatamente quais foram. Porém vou acrescentando o Propilenoglicol aos poucos, e vou mexendo até ficar translúcido.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  • Ana 03/02/2017 Responder

    Oie, vi que vc recomendou as de rattan, acho as difíceis de encontrar, o que vc acha das de bambu e das de fibra?

    • Olá Ana,
      Obrigada pelo comentário,
      Eu comprei a de bambu e achei que chega a um certo tempo de uso, que ela encharca permanentemente e já não libera tanto a fragrância,
      ainda não tive experiência de uso com a de rattan e fibra então, não sei se elas tem este mesmo comportamento.
      Caso você as use, depois compartilhe sua experiência deixando seu comentário aqui para nós!
      Espero ter contribuído!
      Abraços!

  • Cristina 21/01/2017 Responder

    Muito 10 as suas dicas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    GostariA de saber dicas de locais onde posso encontrar os frascos de vidro para comprar em sp. Bjps

    • Olá Cristina, fico mto feliz que tenha gostado do post! Obrigada pelo comentário.
      Infelizmente não posso te ajudar a encontrar em loja física, já que estou em Belo Horizonte MG,
      mas pela internet você encontrará no Mix das essências e no Armazém Peter Paiva.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

    • Paulo Santiago 17/03/2017 Responder

      Nas Ruas Silveira Martins, Tabatinguera e Rua do Carmo, próximas ao Poupatempo da Sé, tem uma quantidade enorme de lojas que trabalham só com estes produtos (todos os componentes dos aromatizadores). Vendem inclusive pela internet. Se você der um zoom no Google Maps, consegue visualizar algumas.

  • Lillian 15/01/2017 Responder

    Olá, boa noite! Não pode ser com água mineral?

    • Olá Lilian, Obrigada pelo seu comentário,
      O ideal é que a água seja desmineralizada, destilada ou deionizada, por serem livres de metais pesados e principalmente de cloro.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Jandira Maria da Penha 14/01/2017 Responder

    Bom dia,gostei muito dá receita, gostaria de saber onde comprar esses produtos por favor!
    Obrigada!!

    • Olá Jandira, que bom que gostou do post! Obrigada pelo seu comentário.
      Eu comprei os óleos essências das marcas Phytoterápica, Bioessência e WNF Aromagia,
      comprei pela internet na Verdenutri, Mix das essências e no Armazém Peter Paiva,
      você facilmente encontrará em vários outros sites também, não só os óleos, como
      também os potes de vidro e plástico, varetas, corantes e o propilenoglicol.
      A água destilada foi a única que comprei em loja física, é só você procurar em lojas produtos médicos.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Geovane 09/12/2016 Responder

    Olá Jéssica!

    Parabéns pela postagem!
    O que posso usar para substituir o POLISSORBATO 20? Pois estou tendo dificuldades para encontra-lo. Outra dúvida, qual o volume da xícara em mL?

    • Ana 03/02/2017 Responder

      Achei o polissorbato 20 online, no site da Engenharia das Essencias.

    • Olá Geovane,
      Que bom que gostou do post! Obrigada pelo comentário.
      Polissorbato 20 também é chamado comercialmente de Tween 20, as vezes com estes nome você o encontre em sua região.
      Eu comprei pela internet nos site Mix das essências.
      1 xicara é em torno de 250ml.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Lecir Abel 23/11/2016 Responder

    Moro no interior e aqui não encontrei óleos essenciais. Tens como me informar onde posso comprar pela internet? Parabéns pelas dicas. Gostei muito.

    • Olá Lecir, Que bom que gostou do post! Obrigada pelo seu comentário.
      Eu comprei os óleos essências das marcas Phytoterápica, Bioessência e WNF Aromagia,
      comprei pela internet na Verdenutri e no Armazém Peter Paiva,
      você facilmente encontrará em vários outros sites também, não só os óleos, como
      também os potes de vidro e plástico, varetas, corantes e o propilenoglicol.
      A água destilada foi a unica que comprei em loja física, é só você procurar em lojas produtos médicos.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Lucimara 02/11/2016 Responder

    Qual a diferença entre um aromatizador feito com óleos essências dos feito somente com a essência?

    • Olá Lucimara!

      Obrigada pelo seu comentário!
      Essência é diferente de óleo essencial! Essência é uma substância industrializada, quimicamente elaborada com a finalidade de obter um aroma idêntico ao natural com baixo custo. Porém, a essência, não possui as propriedades terapêuticas e a riqueza de substâncias ativas que um óleo essencial tem por natureza. Desta forma os óleos essenciais tem propriedades de aromoterapia!
      Entenda mais sobre as fragrâncias e suas propriedades neste outro post: Aromatizador de Ambientes – Qual aroma usar?
      https://decoracaocomsentido.com.br/aromatizador-de-ambientes-qual-aroma-usar/

      Espero ter esclarecido sua dúvida!

      Abraços!

  • Marcia 29/10/2016 Responder

    Ola pode passar receita para um litro de agua

    • Olá Marcia!
      Obrigada pelo seu comentário!
      É só multiplicar a receita por 4!
      Serão:
      240 gotas de Polissorbato 20 (emulsificante)
      100 a 300 gotas de Óleo essencial de sua preferência (alecrim, toranja, limão …)
      1 litro de água destilada
      60 a 240 gotas de Propilenoglicol (opcional)

      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Priscilla Miglioli 20/10/2016 Responder

    Ola. Gratidao por compartilhar seu conhecimento e sabedoria; gostaria de saber se posso usar essências aromáticas no lugar do óleo essencial? e tb gostaria de saber se você sabe me explicar qual a diferença entre alguns aromatizadores cujo um tem o líquido que evapora mais rápido e totalmente e o outro dura muito mais e no final fica um óleo ou líquido viscoso no final do pote que fica pra sempre…e mais uma dúvida, gostaria de saber como fazer as essências aromáticas tb para colocar nos difusores elétricos. Desde já gratidão!

    • Olá Priscilla,
      Obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz que o post te tenha sido útil!
      Você pode sim substituir por essências, porém as quantidades seriam diferente, não seria possível seguir esta receita.
      Além disto você não teria as propriedades aromoterápicas dos óleos essenciais naturais!
      Quanto a durabilidade, pela minha experiencia pessoal, aromatizantes a base de álcool evaporam muito mais rapidamente do que os a base de água.
      Outro ponto importante é que a durabilidade depende muito do ambiente e clima em que ele for ficar.
      Quanto existe uma janela próxima, com muita circulação de ar, ou em regiões onde a temperatura é muito elevada, a durabilidade é menor,
      já que o processo de evaporação é acelerado.
      Aqui em casa os que fiz seguindo esta receita do post, já estão com mais de 6 meses e ainda estão pela metade!
      Quanto ao óleo que sobra no final, acredito que seja a mistura de Polissorbato 20 e Propilenoglicol, com o óleo essencial, que não evaporam!
      Para os difusores elétricos você precisa somente de água destilada e do óleo essencial! Neste caso sugiro mesmo, que seja óleo essencial e não essência, já que você irá inalar esta substancia!

      Não deixe de conferir este outro post: Aromatizador de ambientes: Qual aroma usar?
      https://decoracaocomsentido.com.br/aromatizador-de-ambientes-qual-aroma-usar/

      Nele você entenderá melhor as propriedades de cada fragrância!

      Espero ter esclarecido tdo!
      Abraços!

  • Tânia 10/10/2016 Responder

    Boa noite,
    Qual a diferença do Polissorbato 20 para o Propilenoglicol?
    O Polissorbato pode ser 80?
    Posso substituir o Polissorbato 20 por outro produto como Álcool de cereais?

    • Olá Tânia,
      Obrigada pelo comentário!
      Pelos meus estudos na internet o Polissorbato 20 é um emulsificante que permitirá que o óleo se misture com a água. É observado na pratica, se obtêm melhores resultados com a associação de dois ou mais
      emulsionantes do que com a utilização de um só. Com isto caso a mistura do óleo essencial com a água e o polissorbato turve, é indicado acrescentar o Propilenoglicol que é um umectante, e veículo de emulsificantes.
      O Polissorbato 80 é utilizado para shampoos e detergentes.
      Quanto ao álcool, ele funciona como agente emulsificante, impedindo que a água e os óleos essenciais fiquem separados, no entanto, é necessária uma grande quantidade de álcool para que ele funcione adequadamente como agente emulsificante. Eu prefiro não utilizá-lo por ser mais volátil que a água e com isto evaporar mais rapidamente e diminuir a durabilidade do aromatizador!

      Espero ter tirado suas dúvidas! Abraços!

  • Fatima 29/09/2016 Responder

    Oi, obrigada pelas dicas.
    Como você sugeriu,eu gostaria de recomendações dos produtos que você utiliza.
    Antes de encontrar o seu site, comprei essências e não óleos rsrsrs.

    • Olá Fatima!
      Fico feliz que você tenha gostado!

      Eu comprei os óleos essências das marcas Phytoterápica, Bioessência e WNF Aromagia,
      comprei pela internet na Verdenutri e no Armazém Peter Paiva,
      você facilmente encontrará em vários outros sites também, não só os óleos, como
      também os potes de vidro e plástico, varetas, corantes e o propilenoglicol.
      A água destilada foi a unica que comprei em loja física, é só você procurar em lojas produtos médicos.

      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • REGINA YANO 15/09/2016 Responder

    Olá Priscilla estive lendo os seus posts sobre oleos essenciais e queria tirar uma duvida ,posso misturar agua destilada,oleo vegetal e essencia( não oleo essencial) para fazer difusor de VARETAS E também o que substitui o polissorbato pois dizem ser cancerigeno será que poderia me esclarecer.Obrigado

    • Olá Regina,
      Obrigada pelo comentário!

      Acredito que esta mistura citada não funcionaria já que não haveria nenhum emulsificante para o óleo e água se misturarem.
      A informação que eu tenho é que o Propilenoglicol não é tóxico e não agredi a pele, sendo usado em perfumes.
      Já encontrei referencias de que o Renex, substancia que tem o mesmo papel do propilenoglicol, é toxico podendo até ser cancerígeno.

      Espero ter ajudado!

      Abraços!

    • Olá Benya!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Eu desconheço cursos específicos para fabricação de aromatizantes,
      porém sei que existem cursos de aromoterapia online, à distância,
      que poderão contribuir muito para conhecimento de cada essência e suas aplicações.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Débora M 01/08/2016 Responder

    Oi Jessica, gostei muito da dica. Vou fazer para testar aqui em casa.
    Em média qual o tempo de durabilidade desse tipo de aromatizador?

    Abraços

    • Olá Débora! Que bom que você gostou!

      Então a durabilidade depende muito do ambiente e clima em que ele for ficar.
      Quanto existe uma janela próxima, com muita circulação de ar,
      ou em regiões onde a temperatura é muito elevada, a durabilidade é menor,
      já que o processo de evaporação é acelerado.
      Aqui em casa os meus já estão com 6 meses e ainda estão pela metade!
      Faça o seu e depois me conte o que achou!

      Abraços!

  • Priscilla 24/03/2016 Responder

    Gostei muito da ideia, me animou a ganhar uma grana extra. Parabéns pela dica!

    • Oi Priscilla, obrigada! Que bom que gostou! Depois deixe eu comentário com suas experiências! Abçs e muito sucesso pra vc!

Deixe uma resposta

COMPARTILHE ISSO!

Compartilhe essa página com sua família e amigos.