10 plantas para o quarto que vão te ajudar a dormir bem

As 10 plantas para o quarto que vão te ajudar a dormir bem

Dormir bem é essencial para todos nós. Se você passa a noite toda se revirando na cama tentando dormir e não consegue, saiba que estas noites de sono mal dormidas podem drenar toda sua energia, produtividade, humor e até a qualidade de vida como um todo. A má qualidade do ar, poluição, odores e fungos podem afetar a nossa respiração, fazendo uma boa noite de sono parecer coisa quase impossível.

Você pode ter tentado de várias maneiras resolver esse problema, como um colchão melhor, chá de maracujá, chá de camomila, medicamentos ou técnicas de relaxamento. Se nada resolveu, esse artigo pode te ajudar! E você não precisa gastar dinheiro com aqueles purificadores de ar caríssimos… Se você está procurando uma alternativa natural e barata, manter no seu quarto essas 10 plantas vão salvar sua vida.

Essas plantas não só tornam o lugar mais bonito como também trazem vitalidade para os seus espaços, e podem ter fantásticos benefícios relaxantes e purificadores, na verdade, a NASA fez um estudo exatamente sobre isso!

Quarto com Lírio da Paz

Benefícios para Saúde

Se você cultivar certas plantas em sua casa, você pode melhorar significativamente o seu sono e sentir um grande número de benefícios para a saúde, incluindo:

• Alívio das dores de cabeça
• Reduzir a ansiedade
• Reduzir o estresse
• Melhorar a qualidade do sono
• Melhorar as funções cerebrais
• Melhorar o humor
• Prevenção a resfriados
• Melhor qualidade do ar respirado

Nós compilamos esta lista de 10 plantas para ajudá-lo a dormir bem, com base em seus efeitos calmantes e de purificação:

1 – Jasmim

jasmim

Jasmim pode fazer bem dentro de casa em qualquer lugar onde há bastante luz natural. Reduz os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia.

Com essas belas flores coloridas, acho que não tem ponto negativo nenhum deixar algumas delas florescerem na janela do seu quarto.

2 – Alfazema (lavanda)

Alfazema

Alfazema não só tem um cheiro agradável, mas pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, diminuir a frequência cardíaca, melhorar o sono, e algo que os papais e mamães de plantão vão adorar saber – pode até mesmo ajudar a reduzir o choro em bebês!

Tem produtos no mercado que prometem exalar um cheiro de lavanda que te ajuda a dormir, mas se você tem a oportunidade, porque não ir pelo caminho mais natural e ter uma plantinha bonita e cheirosa na sua casa?

3 – Babosa (Aloe Vera)

Babosa

Babosa é tudo de bom quando se trata de qualidade do ar. É listada pela NASA entre as tops de geração de oxigênio e melhoramento da qualidade do ar. Mais oxigênio no quarto pode ajudá-lo a cair em um sono profundo.

É uma planta fácil de cultivar e não necessita regar constantemente. Só a mantenha na janela do quarto pois ela precisa de luz solar direta.

Além disso você pode usar o gel extraído da babosa para tratamento tópico de pequenos cortes, queimaduras e picadas de insetos, pele seca, para hidratar os cabelos e muito mais!

4 – Hera

Hera

Hera é uma ótima planta para deixar no quarto se você sofre de problemas de asma ou problemas respiratórios a noite. Estudos mostraram que cultivar uma hera pode reduzir muito a quantidade o mofo no ar, reduzindo alergias e irritações pulmonares.

Essa videira fica ótima em uma cesta suspensa, ou colocada em uma beirada, onde as folhas podem crescer para baixo. Só tenha atenção porque é tóxica para as crianças e animais de estimação, então certifique-se de mantê-la fora do alcance!

5 – Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Essa é uma das mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar. As Espadas de São Jorge são quase imortais e fáceis de manter em casa. Alguns estudos mostraram que a Espada de São Jorge no quarto ajuda a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça, e podem até te fazer sentir com mais energia.

6 – Gardênia

Gardênia

Com folhas verdes brilhantes e flores perfumadas, Gardênias são uma escolha popular para quartos. Ajudam a conseguir uma melhor qualidade de sono, aliviam a ansiedade e estimulam o sono.

No entanto, as Gardênias são complicadas de cultivar, já que exigem muita atenção a fim de manter suas folhas e flores delicadas. Elas devem ser mantidas em um quarto iluminado, mas não colocadas na luz solar direta. Mas se você sofre de insônia ou ansiedade, investir um pouco de tempo em uma dessas flores bonitas pode ser uma solução mais barata e saudável do que tomar medicamentos!

7 – Clorofito

Clorofito

Não confunda com a Espada de São Jorge. A Clorofito é uma das campeãs de limpeza do ar. Em contrapartida ela também vai absorver odores e fumaça enquanto mantém altos níveis de oxigênio no quarto, promovendo um sono melhor.

8 – Lírio da Paz

Lírio da Paz

Não apenas agradável aos olhos, a umidade liberada por estas flores impressionantes pode aumentar a umidade do ar em até 5%. Isso elimina micróbios no ar que podem causar alergias, e também ajuda a aliviar a garganta e nariz seco irritante que o deixam acordado a noite toda.

Uma local agradável na sombra (fora do alcance de animais de estimação e crianças) e rega semanal é tudo que o lírio de paz precisa – que não é pedir muito em troca de uma boa noite de sono.

9 – Gerbera

Gérbera

Estas flores brilhantes e alegres, com certeza vão deixá-lo de bom humor! Com rosa, laranja, amarelo e branco, são uma adição bem-vinda para qualquer quarto.

Elas também liberam oxigênio durante a noite, o que ajuda a respirar mais fácil enquanto você dorme. Se você sofre de apnéia ou alergias, então estas margaridas são definitivamente recomendadas.

Uma palavra de aviso para o jardineiro iniciante – como elas são propensas a adquirir pragas, Gérberas precisam atenção extra especial, particularmente em relação à rega e níveis de luz.

10 – Palmeira-Bambu

palmeira bambu

Você não só será capaz de desfrutar de ar fresco e puro em sua casa durante o dia, mas você também vai desfrutar de uma fantástica noite de sono.

Dadas as suas origens exóticas, o Palmeira-Bambu irá trazer uma sensação tropical quente para o seu quarto. É bastante fácil de cuidar – basta manter o terra úmida (mas não molhado) e colocar a planta na luz solar indireta.

Palmeira Bambu no Quarto

Ao colocar plantas em sua casa, lembre-se:

  • Sempre confira se elas são tóxicas para crianças e animais, e tenha certeza de que elas se adequam a sua família.
  • Limpe as folhas secas toda semana para garantir que a plantinha vai fazer seu trabalho – pense como um equivalente de trocar o filtro de um purificador de ar.
  • Escolha um bom mix entre aquelas que purificam o ar e as que induzem o sono através do cheiro para resultados melhores.
  • A NASA recomenda entre 15 a 18 plantas purificadoras de ar por 170 m², com algumas delas em cada quarto.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos e se inscreva no nosso blog para receber, em primeira mão, nossas novas postagens!

 

Se você tiver duvidas ou sugestões de temas que gostaria de saber mais a respeito, deixe sua contribuição nos comentários! 😉
Fonte: naturallivingideas.com, simpleorganiclife.org

Comentários Facebook

Comentários Blog

24 Comentários

  • Helena Tav 06/05/2017 Responder

    Bom dia,

    Estou a fazer um jardim de inverno na cozinha e adorei este post.

    Muito obrigada!

  • Barbara 25/04/2017 Responder

    Muito rico o conteúdo ,só me tire uma dúvida essa espada de São Jorge que vc mostra ai ,aqui em Salvador é espada de Ogum e a de São Jorge é quase semelhante a essa ,mas tem umas listras amarelas na borda fiquei confusa.caso queira deixá-la na água por alguns dias faz o mesmo efeito??Desde já grata bjjj

    • Olá Barbara,

      Obrigada pelo comentário. O estudo feito pela Nasa, foi baseado na especie Sansevieria laurentii. Infelizmente não tenho conhecimentos específicos nesta área para te afirmar se os efeitos sãos semelhantes na demais especies.
      A espada de são jorge sobrevive por muito tempo somente na água! Deixe-a com água somente nas pontas da planta, já com a raiz, e troque a água duas vezes na semana.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • João Zimmermann 05/04/2017 Responder

    Gosto muito de plantas e dá natureza de modo geral, mas sempre soube que deve-se evitar plantas em quartos de dormir pelo fato de que à noite elas eliminam gás carbônico. Não vi nesta matéria nenhuma citação à respeito disso. Podem pesquisar isso é esclarecer melhor ?

    • Olá João,
      Obrigada pelo seu comentário.
      Isto irá variar de acordo com a espécie, por exemplo, de acordo com este estudo feito pela NASA, as Genebras liberam oxigênio durante a noite, assim como a Babosa e o Clorofito, são listadas entre as tops de geração de oxigênio e melhoramento da qualidade do ar!
      Além disto, é recomendado que as plantas fiquem próxima à janelas!
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

    • Ludi 17/05/2017 Responder

      Olá, João. Realmente, até um certo tempo, achava-se que dormir com plantas no quarto seria prejudicial pois elas realizam respiração a noite.
      Na verdade, seria como se houvesse mais uma pessoa com vc dormindo no quarto, rs. Usando o oxigênio para produzir energia e liberando o gás carbônico, um dos resultantes desta reação.
      O artigo abaixo é mais completo.
      Abraço
      http://diariodebiologia.com/2014/08/dormir-com-plantas-no-quarto-faz-mal/

      • Olá Ludi,

        Muito obrigada pelo comentário. Sua contribuição foi muito enriquecedora!

        Abraços

  • Regina 02/03/2017 Responder

    Olá Jessica
    Muito bom, vou colocar as gerberas e as babosas nos quartos aqui de casa,muito bom! Obrigado por dividir os conhecimentos.

  • Marcos 22/02/2017 Responder

    Pesquisa feita pela NASA?? Kkkkkkkk isso é mentira

    • Olá Marcos,
      Obrigada pelo seu comentário.
      Existe um link no texto com a referência para esse estudo. Mas caso você não o tenha encontrado ao ler o texto, segue o link do estudo novamente para te ajudar.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  • Lourdes lago 29/01/2017 Responder

    Amei tudo isso posso ter mais de um tipo de planta no mesmo quarto.?

    • Olá Lourdes, Que bom que gostou deste post!
      Claro que pode! Escolha um bom mix entre aquelas que purificam o ar e as que induzem o sono através do cheiro para resultados melhores.
      A NASA recomenda entre 15 a 18 plantas purificadoras de ar por 170 m², com algumas delas em cada quarto.
      Além disto sugiro que de preferencia as deixe próximo de uma janela!
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  • Vanessa 27/01/2017 Responder

    Adorei a materia, não tinha conhecimento das propriedades dessas plantas…. vou fazer testes em casa, beijos.

    • Olá Vanessa!
      Fico Feliz que tenha gostado, obrigado pelo comentário.
      Abraços!

  • Elaine Ferreira de Lima 18/08/2016 Responder

    Oi Jéssica, minha filha tem alergia , então nesse caso qual o tipo de planta ou flores fica bem no quarto?😃
    Beijos
    Minha filha se chama Jéssica tbm😉

    • Olá Elaine,

      Obrigada pelo seu comentário!
      Não sei qual é o grau de alergia da sua filha, então recomendo que faça testes.
      Acredito que o gere alergia nela, seja o polem das flores,
      com isto provavelmente as plantas que não dão flores não vá provocar alergia nela!

      Espero ter ajudado!

      Abraços para você e para minha xará!

  • Bianca 15/03/2016 Responder

    QUERO! Uma babosa e uma gardênia pelo menos…
    Sou a louca dos cactos, mas não sabia que essas plantas faziam bem 😮
    Adorei o post hehe

    • Oi Bianca! Que bom que gostou! Tmb adoro cactos mas por meu quarto estou planejando ter uma lavanda! Bjoss

  • Ramna 06/03/2016 Responder

    Muito interessante o conteúdo. Mas meu problema são essas dores. Quando tive uma crise de dores nas costas, o médico me falou desse colchão magnético . Quem daqui já ouviu falar? Ouvi dizer que diminui até estresse.

    • Que bom que gostou Ramna! Entendo perfeitamente sua situação =( Meu marido sofre de dores nas costas crônicas a 10 anos e já tentou de quase tudo, mas ainda não testou este colchão magnético, só ouvimos falar. Torço para que alguma destas plantinha pelo menos amenize suas dores!
      Não deixe de se inscrever no site para receber nosso conteúdo em primeira mão! Um grande abraço!

    • Lina Andrade 18/05/2017 Responder

      Ramma, essa recomendação do médico para comprar o colchão kenko pato….
      esqueça mesmo!!
      Não vai melhorar nem a sua qualidade do sono…nem as dores coisa nenhuma! 🙂 vai apenas engordar a carteira de quem os vende e de quem os recomenda! pode crer. Porque é assim que funciona… não existem á venda ao publico em lado nenhum e isso não é por acaso.
      Tal como alguém já aqui disse: opte antes por algumas plantas, tal como o lírio da paz, alfazema, gardénia e tantas outras. E eu não vendo plantas!! ok?
      não se deixe entusiasmar pelo colchão que eu já tive um…falo por experiência própria e tive que me desfazer dele!! adormecia sim, o corpo todo e sem jeito pra dormir, pq é super duro!!! impossível mm dormir 🙂 acabei por deita-lo fora e….porque ninguém o queria.
      Agora vc faz o que mto bem entender com o seu dinheiro… é apenas a minha opinião ok?
      use antes as PLANTAS!! são mto mais baratas e com melhores resultados. Boa sorte!!

  • adorei saber disso!! nem fazia ideia hahaha Jasmin então amo!! otima dica
    http://www.haynhenemartins.com.br
    beijos

    • Obrigada Haynhene! Estou preparando um novo post para ensinar a fazer aromatizante sem álcool, que dura mto mais! Se inscreva aqui no site para receber em primeira mão! 😉

      Adorei seu blog! <3 estou te seguindo!

Deixe uma resposta

COMPARTILHE ISSO!

Compartilhe essa página com sua família e amigos.